Tuesday, September 13, 2005

O blogueiro e a vida moderna

Por mais de seis anos, sem direito a férias, por pura opção pessoal, me dediquei em todos os domingos que compõem um ano, a escrever artigos que foram impressos nas páginas do Caderno de Economia, do conceituado jornal Correio Popular, da cidade de Campinas.
Esses artigos que sempre versavam sobre as questões empresariais, buscavam um melhor entendimento meu sobre o que estava aplicando de modernidade nas empresas. Sempre esperei que leitores se manifestassem por e-mail, seus pensamentos a respeito de meus pensamentos. Quando abria minha caixa postal às segundas feiras, sempre ficava por demais apreensivo pela baixa quantidade de pessoas que tinham o hábito de manifestarem-se criticando ou reconhecendo o valor de minhas idéias.
Fui amadurecendo e percebendo que o mundo da leitura está se deslocado das mídias tradicionais, da Internet, das TV´s ou revistas, para o mundo da blogosfera. Como exemplo, basta citar que uma revista semanal, a mais lida nos meios das classes A e B e parte da C, classes essas que possuem e-mail, também recebe uma quantidade ínfima de manifestações por parte de seus leitores, se comparado aos volumes da tiragem da referida revista.
O que está ocorrendo é o desejo das pessoas que gostam e querem discutir assuntos relacionados com a vida moderna de participar de outra forma de relacionamento com o texto escrito. As pessoas estão preferindo o que há de mais atual, participativo, influenciativo, ou seja, a necessidade de cada ser pensante em participar das idéias publicadas de forma interativa e em tempo real, oferecer sua contribuição. Mas, poderá perguntar o leitor desse artigo: nas mídias tradicionais não ocorre o mesmo? Não é a resposta. Pois, para cada resposta que eu dava ao meu leitor, o canal era de mão dupla. Quando estamos falando de um blog, estamos falando de uma nova visão participativa onde milhões de pessoas, que desejam a partir de um texto, trocar informações entre si -deixando por muitas das vezes o próprio criador do texto de lado – reconhecer e ser reconhecido como um líder situacional naquele texto.
O que hoje está sendo considerado no movimento provocado pelos blogueiros e a amplitude mundial dessa blogosfera. Ela pretende transformar a partir do texto, um processo, uma opinião, um pensamento, uma discussão, um reconhecimento, uma liderança, enfim, que tudo o que seja expressado, tenha uma dimensão global.
Será uma nova maneira de se criar líderes, marketing de relacionamento, marketing do diálogo, da publicidade da compra e venda, entre outras possibilidades que um blog poderá inserir no mundo da participação global. Teremos, portanto, um ecossistema de milhões de pensadores, que terão respostas de bilhões de interessados em participar desse novo modelo de relacionamento. Em um futuro teremos com certeza o financialblog, o economicblog, a politicblog, varietblog, relações públicas blog, ou seja, o blog dará as cartas nesse grande cassino das relações on-line.
Inauguro, caro blogueiro, esse meu blog, para trocar de forma atual, pensamentos que poderão mudar o mundo interno de cada um e o externo de todos, por ser um modelo de comunicação em tempo real, fluídico e independente.
Bem vindo a blogosfera.

No comments: