Monday, November 20, 2006

Canais de TV dirigidas, blogs, You Tube...Ah! Esse Admirável Mundo Novo!



Quando Aldous Huxley escreveu na década de trinta, “Admirável Mundo Novo”, onde ele previa a padronização de tudo, não poderia imaginar que poucas décadas depois, tudo seria virado pelo avesso. Com o aparecimento da Internet, na década de oitenta e sua popularização uma década depois, os seres que deveriam ser padronizados pelos sistemas vigentes, descobriram que podem criar individualmente e participar do sistema padronizado, algo inimaginado naqueles anos trinta. Hoje, qualquer ser plugado na net, pode mundo afora, ter seus espaços críticos, artísticos, intelectivos, religiosos, entre outros. Explico. Escrevi durante quase uma década em dois jornais de Campinas. Iniciei no Diário do Povo e depois passei a escrever até 2005, no décimo mais importante jornal do Brasil: Correio Popular. Tinha uma coluna em um dos melhores e mais bem elaborados cadernos voltados ao empresariado, comandado pela jornalista econômica, Ana Carolina Martins. Infelizmente, sabedor que jornais impressos estão tendo seus lucros cada vez mais diminutos, fui percebendo o fim de minha coluna a partir da diminuição do volume de páginas do Caderno Economia. Outros tempos estaria eu alijado de uma forma de expressão que tanto bem me faz: construir idéias, instigar comentários e expressar minhas considerações para todos que gostam de assuntos empresariais.

Décadas de puro encanto

Aquelas décadas foram de puro encanto para quem gosta de trabalhar em consultoria, pesquisar na academia, tendo depois a oportunidade de unir todos os resultados, práticos e teóricos e divulgá-los na mídia impressa, levando informações ao mercado. Mercado esse que posteriormente, transformava informações em conhecimento, colocando em discussão as proposta que todos os domingos ilustravam por palavras aquele Caderno Economia. Aos domingos minhas idéias pululavam pelos olhares de centenas de milhares de leitores. Fechada aquele maravilhosa porta por onde eu entrava todos os domingos na mente dos leitores, percebi que outra, ainda mais larga se abria: a blogosfera. Esse admirável mundo novo on-line me oferta diante de sua modernidade, um outro caminho de expressão, inclusão de idéias e interatividade. O blog http://www.bocattonovidades.blogspot,com/ tornou o meu local internacional, no qual posso continuar expressando meus conhecimentos e práticas sobre atividades que desenvolvo nas empresas.

Conhecendo a força da televisão dirigida

Dias desse fui surpreendido pelo convite da apresentadora de programa de uma televisão aberta para ser entrevistado. Esse canal desponta como ferramenta dirigida a determinado tipo de telespectador. A referida apresentadora, comanda uma hora de programação, ao vivo - haja competência -, sobre o que mais gosto de fazer: consultoria empresarial. Estou me referindo ao programa Mesa de Negócios que pode ser visto, todas as terças feiras, as vinte e uma hora no Canal TV Horizonte, sintonizado em UHF n° 19 e na NET n° 22. Estive durante dois blocos de mais ou menos oito minutos cada, discorrendo sobre a falha do empresariado em planejar estrategicamente suas empresas por no mínimo dois anos futuros. Terminado, segundo Andy Warhol, meus quinze minutos de fama, fiquei imaginando que tipo de público assiste a um canal de televisão com programação dirigida. Pela temática minha imaginação foi povoada idéias do tipo: empresários pequenos e médios, profissionais autônomos, entre outros pertencentes a creme de la creme dos negócios.

Começaram surgir surpresas

Minha chegada na academia onde remexo meus quase “sessentários” ossos, foi a primeira surpresa, a maioria dos colegas de ginástica me felicitaram pela entrevista, pois o jovem empresário da educação física me disse que não perde um programa. Chego ao estacionamento São José, centro de BH, fui felicitado novamente, o gerente, Sr. Jorge, e alguns outros funcionários adoram o programa. Abro meu computador, inúmeros e-mails felicitando-me pelo assunto tratado e pelas “dicas” levadas ao ar. Termina o dia, passo na padaria para levar para a casa o pão nosso de cada dia, outras pessoas felicitam-me, por ter o dono da padaria comentado que assistira a entrevista. Conclusão minha naquele momento, as grandes redes estão perdendo espaço para os Canais de Televisão dirigida. Reflexiono. É por demais agradável pertencer a uma geração que está tendo o privilégio de sentir na pele, nos olhos, nas sinapses, todas as modificações que este maravilhoso mundo novo está proporcionando à todos que dele queiram participar. Quero também felicitar o pessoal do Canal de TV Horizontes pelo excelente programa que vem sendo exibido todas às terças feiras. Faço também uma observação aos empresários pequenos e médios, vale a pena pesquisar se seu público localizado está assistindo esse tipo de Canal e se descobrir que esse público se interessa por esses canais dirigidos, começar a utilizá-los como veículos de propaganda.

No comments: