Sunday, July 01, 2007

FRACASSO EMPRESARIAL BASEADO NO CONTRA-SCRIPT


No entardecer da tela do meu computador, frações de segundo antes de descerrar a noite negra de seu desligamento, uma luz acendeu em minha mente: preciso dar uma resposta para os questionamentos sobre a importância das pessoas conhecerem o contra-script. Ocorre que, esse assunto que estava inserido e, pouco comentado, no último blog, necessitava de maiores esclarecimentos. Infelizmente, milhões de empresas fracassam por não perceberem quando ingressam no contra-script e por não saberem como evitar, acabam tendo conseqüências desastrosas para com seus futuros. Antes de detalhar o contra-script vamos entender o que é o script empresarial.

Script empresarial e suas ações no dia a dia empresarial


Explicar o script empresarial é por demais simples. Todos empresários possuem de forma individualizada seu script pessoal (os mais evoluídos saem de seus scripts, contruindo seus planos de vida). Caso ele, empresário, atue de forma centralizadora, fazendo com que todos os seus colaboradores desenvolvam o que ele venha a pensar e posteriormente agir, a empresa acaba adquirindo e agindo em consonância com os pensamentos scriptuais daquele comando. O script para uma pessoa quer seja empresário ou não, possui dois lados, um bom e outro ruim. O ruim são as mensagens que estão gravadas na mente humana, mas, não lhe pertence e sim, pertence aos desejos da geração anterior. São mensagens que ficaram gravadas indelevelmente em sua mente e, por pertencer a uma geração anterior, nada faz sentido no mundo atual. O lado bom do script são as referências estruturais que nos são passadas, a quais devemos mantê-las para todo o sempre, tais como: ética, disciplina, querer bem, amorosidade, religiosidade, arte, respeito, compromissos, enfim, ações dignas que deve existir nas ações diárias de todo ser humano. O script é bom que se acrescente, pode estar presente na mente humana, mesmo que o responsável por aquelas mensagens já tenha falecido em gerações passadas.

O contra-scritp atuando na empresa e levando-a ao fracasso


Com apenas um exemplo darei toda a característica do contra-script empresarial. Para iniciar o exemplo, mesmo não sendo uma afirmativa científica, destaco: empresas que faliram as quais analisei, estavam com ações baseadas no contra-script, sendo que em sua maioria estavam com o caixa no azul, portanto, sem problemas financeiros. Outra afirmativa: empresas com problemas de caixa são mais resistentes em adentrarem ao contra-script. Bem, vamos exemplo do contra-script. Uma empresa por demais capitalizada começou a ser cooptada para fazer uma usina de processamento de matéria prima. Fomos contratados para fazer um plano de viabilidade. Com o resultado em mãos, apresentamos a presidência ser aquela ação, um negócio viável, necessário, porém, deveria ser realizado com capital advindo de fontes externas, tais como do BNDES. Pela complexidade da construção e o tempo necessário, a empresa deveria contar com um mínimo de carência, que fosse acima de trinta e seis meses. Terminada apresentação o presidente acolheu todos os resultados, mas, utilizou uma mensagem típica de script: “construirei essa usina com meus próprios recursos” Como não conhecia a figura scriptual do presidente, apenas ouvi a frase, recebi os honorários e incluí a empresa em minhas orações, pois, mais cedo ou mais tarde se configuraria o contra-script.

A saga de quem adentra nas densas névoas do contra-script


Passados alguns anos a mesma empresa nos chamou para um trabalho de recuperação de capital. Ficamos por lá um ano, apenas para conseguir fazê-la concordatária. Não havia mais nada a realizar. A dívida contraída com a construção da usina, a mudança ocorrida no mercado devido à presença de concorrentes internacionais, deixou a empresa sem saída. Sua dívida era impagável pelos moldes comerciais vigentes naquele momento.
Infelizmente, pela falta de informação técnica, empresários que atuam mentalmente praticando ações baseadas no contra-script, sem perceber levam suas empresas ao fracasso.

Analisando melhor a figura do presidente e sua ação no contra-script


Para entender o contra-script que aparece na situação citada acima, farei algumas análises da figura do presidente e sua atuação enquanto pessoa. Tecnicamente o contra-script são mensagens enviadas pela figura escolhida para ser o modelo de conduta de vida de uma criança. Essa programação são mensagens dos modelos, programadas em certa medida biologicamente, para proporcionar apoio e proteção. Atua em nível de estado de ego de comando interno de cada um de nós. Portanto, enquanto o script controla o destino de vida o contra-script determina o estilo de vida da pessoa. Aquele presidente com sua mensagem “construirei com recursos próprios” estava ignorando todos os possíveis caminhos que o projeto sugeria e afirmava nas entrelinhas: “sou competente para pagar meus compromissos”. Quando pessoas estão categóricas em suas afirmativas, sem uma contrapartida científica, realizando ações apenas pela vontade pessoal, comumente estão ingressando no contra-script, ou seja, determinando o estilo de vida “sou competente”.
Concluindo esse artigo. Se diante de fatos científicos, estudos e planejamentos executados pelas pessoas que fazem parte de uma empresa, tomar atitudes baseadas em mensagens de contra-script, podem fazer com que a empresa passe por enormes dificuldades e em alguns casos, venha a fenecer no mercado acirrado das competências.


Em tempo: respondendo a questionamentos de leitores amigos. Será um prazer dar um curso sobre a empresa e a análise transacional como ferramenta de negócios, sem custo algum, para uma seleta platéia de amigos que prestigiam esse blog. Para tanto, basta me escrever e combinaremos.

1 comment:

Anonymous said...

Prezado Professor Luiz Carlos Bocatto

Como de outras vezes que li seu "Blog" me deparei com uma mensagem inovadora, considerando a vitalidade da empresa como consequência não só de sucesso organizacional, mas como parte de um organismo interativo com seus dirigentes, também em níveis intangíveis.
Gostaria muito de, mais informações sobre este assunto. Se for possivel participar de alguma palestra que voce promover, peço que me contate.
Atenciosamente

Marcos Campolina Alvarenga