Thursday, May 25, 2006

Sucessão familiar – DNA da encrenca –

O diálogo

...Alô... quem é? (disse uma linda voz pueril do outro lado da linha)
Eu sei que estou falando com a Yasmin...acertei?
...mamãe!!! é o pai do meu pai!!!.
Meu espírito de criança havia encontrado do outro lado da linha, uma criança em espírito. Como estava utilizando uma ferramenta subatômica, o VOIP, que vem substituindo os “caros” impulsos da telefonia de longa distância tradicional, pude falar por longos e deliciosos minutos com aquela tenra menina, minha neta do coração. Falamos, falamos, falamos. Como é bom falar com uma geração que viverá até o século XXII.
Somente depois de desligado o VOIP, que percebi ser um avô subatômico e que estava falando com uma geração subatômica. Minha mente viajou no “buraco-da-minhoca” dos pensadores das viagens do futuro. Pus-me a pensar: como pode uma jovenzinha, cujos pezinhos, possuem pouquíssima quilometragem de rodagem nessa terra, consegue atender ao telefone e decifrar, diante de poucas palavras, que estava falando com seu avô, mesmo tendo uma distância enorme, por morarmos milhas e milhas distantes, daqueles meus amores, Yasmim, Kauan e seus pais Camila e Enrique.

O lançamento do livro

Estou fascinado com o lançamento de meu primeiro livro. Ao chegar aos cinqüenta e sete anos, terei o prazer de lançar um livro repleto de novidades sobre as questões que envolvem as sucessões familiares, tema esse que tenho mais de um quarto de século de experiência. O lançamento não poderá ser mais glamouroso, ocorrendo no 6° Congresso Internacional do Varejo, que se dará de sete a dez de junho. No lançamento farei uma palestra está sobre o tema do livro, ou seja, sucessão familiar. Terei o prazer em dividir espaço com um palestrante internacional, também especialista na área.

O glamour do lançamento

Por que esse lançamento será glamouroso? Pelo fato de que, ao falar de sucessão familiar, pensarei no quanto foi para mim, uma grande realização, quando da criação, daquele que estimula a Yasmim e seu irmãozinho Kauan, a serem crianças subatômicas, que em parceria de minha nora Camila, elevam ao futuro desconhecido e incerto, duas pequenas almas, que fazem parte da sucessão de nossa família. Dividirei o palco com um correspondente da Alshop na Europa, recém chegado de Barcelona, onde está finalizando seu doutoramento, sobre sucessão familiar. Esse futuro doutor em administração, atende pelo nome de Eduardo Bocatto, portanto, mais uma satisfação para esse consultor-pai-avô. E aportará pelas alamedas brasileiras, em futuro breve, mais um doutorando em administração, pela ESAD de Barcelona, que por essas maravilhosas forças da sucessão atende pelo nome de Evandro Bocatto. Terei, nesses próximos meses, a sucessão familiar novamente junta em solo Pátrio. Serão dias felizes. Terei o prazer em estar novamente próximo a três professores que construirão as sucessões de nossa família. Sei que é por pouco tempo, mas, saudades também é bom sentir.

Caros amigos: sucessão familiar é de fato uma encrenca

Relatarei na palestra, nesse 6° Congresso Internacional, minha experiência em mais de vinte anos, os quais dediquei as empresas familiares de pequeno e médio porte. A felicidade em falar para empresários sobre o tema, tendo a participação efetiva de um sucessor, por si só encherá meu peito de satisfação, mas, quando penso na forma que Evandro e Eloisa cuidam da sucessão chamada, Luiz Felipe, Stefano e Luna, assim como Enrique e Camila cuidam de Yasmim e Kauan. Diante desse modelo que acredito, tendo como lição de casa minha própria família, falarei com propriedade, pelo propósito que tive em construir a minha sucessão familiar baseada no mundo subatômico. Desde a tenra idade desses meus sucessores apostei na internacionalização de seus pensamentos e atos, para que percebessem que o futuro pertencerá a quem pensar subatômicamente. Construindo dessa forma as mentes de meus sucessores, ofertei a eles as condições de deixarem para trás, o que vem assolando nosso país que é a visão do mundo mecanicista.

A abordagem do livro

Resumir em algumas linhas o que está escrito em duzentos e setenta páginas, seria impossível, mas, quem tiver a oportunidade de ler, perceberá a encrenca que é fazer um sucessor com mente subatômica, em um país que pensa e age mecanicistamente. A encrenca que é acreditar na sucessão baseada no quadrilátero uno que engloba o amor, a filosofia, o respeito à ética, a retidão pela justiça e a referência religiosa, que manterá Yasmim, Kauan, Luiz Felipe, Stefano e Luna, construindo no Século XXII, seus filhos. A encrenca que é falar em filosofia em um país cada vez mais afundado no analfabetismo funcional. A encrenca que é discorrer sobre a justiça em um país, no qual, a justiça pende para o lado monetário e de quem está próximo ao poder. A encrenca que é bem dizer sobre a referência religiosa em país que a religião está direcionada para eleição de poderosos, vendas de CD´s e DVD´s e as curas “milagrosas” que diariamente vemos nos programas religiosos exibidos nas tevês “religiosas”. No entanto, mesmo que essas sejam as encrencas, a função de quem passou boa parte da vida ajudando na sucessão de outrem, é divulgar o que acredito que dará certo, para todos os predecessores que queiram fazer sucessores subatômicos. O livro estará à disposição de quem gosta de leitura, mesmo sabendo que vivemos em um país obscurantista. Por fim, apostei anos atrás na qualidade do que ensinava na Universidade e o retorno está sendo, muitos anos depois, demonstrado nesse 6° Congresso Internacional de Varejo, pois, minha querida aluna Camila Sahyoun, sucessora do reconhecido empresário Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, não somente convidou-me para ofertar essa palestra, como também, fez a gentileza de patrocinar esse livro.

No comments: