“Segundo a psique humana, uma mente normal sonha construir uma casa, uma mente neurótica com a construção de um castelo e a mente psicótica sonha em construir o maior castelo, mas, acaba vivendo na ilusão de que esse castelo é real e que esse psicótico vive nele”.
A pergunta: você é um vendedor ético? Sua conduta de trabalho contém sempre a verdade? De tempo em tempo você renova o conteúdo de sua conduta de trabalho com novos produtos, novas promoções, novas vendas, novas filosofias de vida, novas formas de levar o lucro para seu cliente, mantendo a velha e querida ética?
Você como vendedor tem sido um instrumento de superação, um mensageiro com soluções para seus clientes? Já sei que nem tudo é fácil para você. Mas, mesmo sabendo dessa dificuldade que é vender algo, você vendeu para seu próprio “SELF” que ter ética é se manter para sempre no mercado?
Sua proposta de trabalho e sua pasta que contém toda as planilhas para solucionar problemas dos clientes, quando colocada para descansar ficando no mais escondido recôncavo de seu escritório, tendo gravada em sua alça, as marcas da mão que a carrega, acompanhada de toda sua história de angústias, de sofrimentos, de ansiedades, tem como companheira a ética? Enfim, você pontua sua vida, nesse cenário de história, com a marca indelével da ética no tratamento para com seu cliente? Agindo assim, você vai criando seu próprio <
Qualquer que seja o estilo adotado para atender àquele que você prometeu algo, a primeira lição é: seja ético. Mas, seja no sentido da prática e não no da defesa da ética. A mente normal pratica a ética a psicótica defende a referida, acredita que a pratica, mas, não o faz na prática. O psicótico prega a ética, depois que seu cliente acreditar na pregação o psicótico age sorrateiramente e o apunhala pelas costas.
Temos que aprender a lição de que todo vendedor, antes de vender seus produtos, ele vende a si mesmo e quem é ético, vende a si mesmo para sempre. Um vendedor é um homem que leva continuamente inscrito, em sua camisa, um letreiro com estes dizeres: “em um mundo de tantas mentiras, compre-me, pois eu represento a verdade, por ser ela, dentro dos preceitos filosóficos o pilar da ética”.
O vendedor psicótico diz, mas, não pratica ética.
Temos conhecido inúmeros vendedores que falam sobre a ética, a defendem, mas, no momento em que o cliente acredita e compra seu produto, recebe o tapa antiético na cara. Esse psicótico vendedor em seu castelo de cartas, no qual ele reside, tende a enaltecer um pequeno problema. Agiganta o problema, exagera na análise do mesmo, disseca-o para depois propor soluções, tão <
No comments:
Post a Comment